Constituído em 3 de Outubro de 2006, o Clube de Automóveis Antigos de Guimarães conta, actualmente, com mais de 380 associados.

É sócio fundador da recentemente criada Associação de Clubes de Automóveis Antigos do Norte – ACAAN, cuja escritura de constituição outorgou no passado mês de Agosto, em Amarante.

A par da participação em várias provas e certames promocionais, a Concentração e Desfile Anual, a Rampa da Penha e Rampa Expoclássicos, constituem provas evidentes da vitalidade do Clube, e ajudam a promover o turismo e a divulgação da cidade de Guimarães.

Os principais objectivos do Clube de Automóveis Antigos de Guimarães são entre outros, a congregação entre os simpatizantes e proprietários de automóveis e outros veículos antigos de qualquer marca e de todos os tipos; obter para os seus Associados facilidades relacionadas, essencialmente, com a conservação e utilização dos seus veículos; promover a troca de conhecimentos, informações e peças; promover a recolha, conservação e tratamento de material informativo e documental para a história dos automóveis e veículos antigos, especialmente em Guimarães e sua região; relacionar-se com associações congéneres nacionais e estrangeiras.

Promover a preservação dos automóveis e outros veículos antigos como parte do património cultural, recreativo e histórico, é provavelmente o maior dos principais objectivos, nomeadamente numa época onde o incentivo ao abate de veículos é cada vez mais apelativo, e por outro lado se até já se onera, com impostos extra, a utilização dos nossos clássicos e antigos.

O Clube está também envolvido na realização da EXPOCLÁSSICOS, uma exposição e feira, anual, de veículos, motos, peças e automobilia relacionadas com os veículos antigos e clássicos, e que este ano terá particular empenho na divulgação desta temática ao público em geral, procurando que, num ano de Capital Europeia da Cultura, se encare, finalmente, esta actividade como cultural.

Organiza, ainda, anualmente vários passeios temáticos contribuindo assim para o convívio dos associados, associando sempre a divulgação da gastronomia e cultura das cidades e regiões visitadas.

Disponibiliza, ainda seguros para veículos clássicos e pré-clássicos aos seus associados em parceria com uma companhia de seguros, possuindo actualmente uma apólice que já inclui mais de 270 veículos.

 

Os seus corpos gerentes são constituídos por: Assembleia Geral; Conselho Fiscal; e Direcção.